Curso de Serviço Social - Bacharelado (CCSA)
Documentos e procedimentos
Procedimentos
Matrícula regular
A matrícula regular pode ser solicitada pelo próprio discente, a partir do segundo período e através do Sigaa, dentro dos períodos regulares de matrícula e rematrícula previstos no Calendário Acadêmico. Basta seguir o menu Ensino > Matrícula On-line > Realizar Matrícula. Para um passo a passo mais completo clique aqui.
Trancamento regular
O trancamento regular ocorre sempre durante o período da rematrícula de cada semestre previsto no Calendário Acadêmico. Pode ser solicitado pelo estudante através do Sigaa seguindo o caminho pelo menu Ensino > Trancamento de Vínculo > Trancar Vínculo. O trancamento dura apenas um semestre e pode ser renovado a cada período, por no máximo 4 semestres letivos. Somente estudantes a partir do terceiro período podem solicitar o trancamento regular.
Matrícula fora do prazo
Todas as matrículas fora do prazo estabelecido no Calendário Acadêmico precisam ser aprovadas pelo Colegiado do Curso, um órgão acima do coordenador do curso. Envie para <coord.ss@ufpe.br> uma solicitação de matrícula fora do prazo de forma justificada e documentada, preenchendo o Requerimento geral disponível no menu Documentos e procedimentos. Procure elaborar uma justificativa clara sobre os motivos que fizeram você perder o prazo de matrícula regular, considerando que o simples esquecimento não é uma razão válida.
Cancelamento de disciplinas fora do prazo
As solicitações de cancelamento de disciplinas fora do prazo previsto no Calendário Acadêmico precisam ser aprovadas pelo Colegiado do Curso, um órgão acima do coordenador do curso. Envie para <coord.ss@ufpe.br> uma solicitação de cancelamento de disciplina fora do prazo de forma justificada e documentada, preenchendo o Requerimento geral disponível no menu Documentos e procedimentos. Procure elaborar uma justificativa clara sobre os motivos que fizeram você perder o prazo de cancelamento de disciplinas, considerando que o simples esquecimento não é uma razão válida.
Trancamento extemporâneo
As solicitações de trancamento extemporâneo, isto é, fora do período regular, devem ser feitas apenas em situações excepcionais e precisam ser aprovadas pelo Colegiado do Curso, um órgão acima do coordenador do curso. Envie para <coord.ss@ufpe.br> uma solicitação de trancamento extemporâneo de forma justificada e documentada, preenchendo o Requerimento geral disponível no menu Documentos e procedimentos. Procure elaborar uma justificativa clara sobre os motivos que exigem o seu trancamento extemporâneo e o porquê de não conseguir realizá-lo no período regular, considerando que o simples esquecimento não é uma razão válida.
Emissão de comprovantes, atestados de matrícula e histórico
Histórico escolar, comprovantes de matrícula e atestado de matrícula são emitidos Sigaa. Os documentos emitidos dessa forma não precisam de assinatura da coordenação, por possuírem código de autenticação online pelo próprio Sigaa, permitindo qualquer pessoa verificar sua autenticidade. Caso não tenha cadastro de acesso é só clicar em Login > Aluno (cadastre-se) por esse link.
Ativação e recuperação de acesso ao ID UFPE e e-mail institucional
O acesso ao e-mail institucional e ao Wi-fi da UFPE ocorre através das mesmas credenciais do ID UFPE. Para recuperar seu acesso siga o procedimento descrito neste link. Caso você enfrente alguma dificuldade para recuperar seu acesso, recomendamos contato direto com o STI através do telefone (81) 2126-7777.
Se você tiver acesso ao ID UFPE, mas não está conseguindo acesso ao e-mail institucional, pode também registrar um chamado de suporte técnico através deste link. A Coordenação do Curso não tem gerência sob os sistemas virtuais da UFPE.
Dispensa de disciplina
Para pedir a dispensa de disciplinas, você deve enviar para <coord.ss@ufpe.br> o Requerimento de dispensa de disciplinas preenchido, em que você indica quais cadeiras do nosso curso você quer dispensar que sejam equivalentes às que você concluiu noutro curso de graduação. Além disso, você deve enviar o histórico escolar e as ementas e os programas das disciplinas do curso que você fez antes. Depois que enviar a documentação, nós avaliaremos uma por uma. Elas devem ser 75% semelhantes em conteúdo, ter carga-horária igual ou superior e pertencerem à mesma modalidade (presencial) para serem aprovadas.
Emissão de diploma
A emissão de diploma é realizada pela Prograd – Pró-reitoria de Graduação e requer o envio de documentos, o preenchimento de formulário próprio e a submissão de um formulário online. Todas as informações necessárias estão disponíveis neste link. Em caso de dúvidas sobre os procedimentos, entre em contato com a Divisão de Registro de Diplomas da Prograd pelo telefone (81) 2126-8613 e pelos e-mails: <solicitacao.diplomadigital@ufpe.br> e <drd.prograd@ufpe.br>.
Colação de grau em separado ou antecipada
A solicitação de colação de grau em separado (por antecipação) deve ser realizada na Coordenação Setorial Acadêmica (Escolaridade) do CCSA. A Coordenação Setorial Acadêmica pode ser contatada pelo e-mail <csacademica.ccsa@ufpe.br> e o telefone (81) 2126-836. De posse do requerimento e da documentação comprobatória da conclusão de seu curso, receberemos os documentos para apreciação e encaminharemos para a Direção do CCSA, que agendará o procedimento. A Diretoria do CCSA pode ser contatada pelo e-mail <diretoria.ccsa@ufpe.br> e pelo telefone (81) 2126-8360.
Certificado de colação de grau
Após a colação de grau, é possível emitir uma declaração de colação através do Sigaa, seguindo caminho Ensino > Solicitar Validação de Documentos para Registro de Diploma.
Para registro no CRESS, é preciso outra declaração, com informações adicionais. Neste caso, basta emitir a declaração normal seguindo os passos anteriores e enviá-la para <coord.ss@ufpe.br> para que a Coordenação do Curso possa emitir a declaração aceita pelo CRESS.
Afastamento médico e acompanhamento de estudos especiais
Afastamentos de duração inferior a 15 dias devem ser negociados diretamente com os professores das disciplinas em questão. Observamos que o afastamento médico comprovado não é garantia de eliminação das faltas, uma vez que isso depende da decisão de cada docente.
Já afastamentos médicos e de casos previstos na resolução CEPE nº 019/2022, com duração de 15 a 90 dias, devem ser informados à Coordenação do Curso pelo e-mail <coord.ss@ufpe.br>, solicitando o acompanhamento de estudos especiais por meio de preenchimento do Requerimento Geral e com documentação relevante em anexo. Essa modalidade não pode ser realizada para disciplinas práticas ou teórico-práticas, como estágio.
Atividades complementares
Todo o processo de integralização das horas de atividades complementares é realizado pelo Sigaa. O aluno deve solicitar através do Sigaa na aba de Ensino > Registro de Atividades Autônomas, fazer o upload dos certificados conforme as categorias adequadas e esperar a avaliação por parte da Coordenação do Curso.
Cancelamento de matrícula ou desvínculo
Para cancelar permanentemente sua matrícula na UFPE você deve preencher e assinar Solicitação de desvínculo e enviar para <sisu@ufpe.br>, com a cópia do RG (frente e verso). Caso você seja discente do segundo período ou posterior, o e-mail para envio é <dre.prograd@ufpe.br>.
Solicitação de segunda chamada
Para solicitar, é preciso preencher o Requerimento geral e enviar com documentação comprobatória em anexo para <coord.ss@ufpe.br> em até 05 dias úteis após realizada a avaliação que se pleiteia a segunda chamada. No e-mail enviado à coordenação, é necessário especificar o nome da disciplina e a data da avaliação.
Solicitação de revisão de nota
O discente pode solicitar revisão de nota de avaliação escrita mediante preenchimento do Requerimento geral e envio à Coordenação do Curso <coord.ss@ufpe.br> em até dois dias úteis após divulgada a nota contestada. Se depois da revisão o aluno ainda contestar a sua nota, pode pedir recurso do resultado da revisão em até dois dias úteis desde a divulgação da nota revisada, seguindo o mesmo procedimento anterior.
Pedido de ementas
Você pode encontrar todas as ementas das disciplinas do curso no PPC em anexo. Adicionalmente, você pode encontrar mais informações acessando a consulta pública por componentes curriculares no Sigaa através deste link. Esta consulta permite encontrar o programa, a ementa, as equivalências e outras informações de componentes curriculares de todos os cursos da UFPE.
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Documentos
Requerimento de dispensa de disciplinas